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Digitalks Expo 2024: o que agregou para a minha experiência profissional em SEO e Marketing de Conteúdo

O Digitalks Expo 2024 SP recebeu grandes nomes do mercado, agregando muito conhecimento na área de Marketing Digital. Como atuo com foco maior em Marketing de Conteúdo, posso dizer que esse evento foi muito bom. Entenda. 

Imagem: Andreia Silveira, no Digitalks Expo 2024

Participei do Digitalks Expo 2024, em São Paulo, fazendo a cobertura para o portal de notícias AcontecendoAqui.com.br, por meio da parceria com a agência de marketing, Gluz Digital, na qual sou freelancer há mais de 4 anos. Estive em várias palestras e também visitei alguns stands e pude absorver muitos conteúdos que também vão me ajudar como profissional. 

Os tópicos mais interessantes, dentro do meu nicho de atuação (Marketing de Conteúdo), foram sobre SEO e IA. Veja um resumo!

Principais lições que aprendi no Digitalks Expo 2024 em São Paulo 

O Digitalks Expo 2024, realizado nos dias 25 e 26 de setembro, no São Paulo Expo, abordou muitos tópicos sobre as tendências mais recentes em marketing de conteúdo. Entre elas, a importância de criar estratégias que priorizem a personalização e o engajamento genuíno. 

As principais lições incluí: 

1. Conteúdo centrado no cliente

Focar em conteúdos que resolvam problemas reais do público e personalizá-los com base nos dados e comportamentos dos usuários. 

2. Omnichannel e consistência

A necessidade de ter uma presença consistente em vários canais digitais para manter a marca sempre presente na mente do público, sem perder o tom ou a identidade. 

3. Conteúdo interativo

A crescente importância de incluir conteúdos interativos, como quizzes, vídeos ao vivo e webinars para criar mais engajamento. 

4. SEO e dados

A otimização contínua do conteúdo com base em métricas de performance, como tempo de permanência, taxa de conversão e SEO. 

5. Inteligência Artificial

Como as ferramentas de IA estão sendo usadas para automatizar partes do processo de criação e personalização de conteúdo. 

Os palestrantes trouxeram insights sobre como adaptar o conteúdo para manter o público engajado e melhorar os resultados de marketing.

Como posso colocá-las em ação em estratégias de conteúdo SEO

Para colocar em ação essas lições que podem não só me ajudar com o Marketing de Conteúdo em minhas estratégias de SEO, mas também vocês, leitores, basta seguirmos estas orientações:

1. Conteúdo centrado no cliente

  • Pesquisa de palavras-chave: posso usar ferramentas de SEO, como Google Keyword Planner, Ahrefs ou Semrush para identificar palavras-chave. A escolha deve estar alinhadas com as dúvidas e necessidades do público-alvo. É importante priorizar keywords que tenham boa intenção de busca, ou seja, aquelas que realmente resolvem problemas do público-alvo.
  • Criação de personas: desenvolver personas para entender as dores, desafios e interesses dos usuários. Além disso, criar conteúdos específicos para essas personas em diferentes estágios da jornada de compra.

2. Omnichannel e consistência

  • Distribuição estratégica: publicar conteúdos não apenas no site/blog, mas também em canais complementares, como redes sociais, e-mail marketing e plataformas de vídeo, adaptando o formato para cada meio.
  • Coerência na mensagem: é fundamental se certificar de que o conteúdo é consistente em termos de voz, tom e valores da marca, independentemente do canal usado.

3. Conteúdo interativo

  • Incorporar formatos interativos: é importante adicionar quizzes, enquetes ou ferramentas como calculadoras no site para aumentar o tempo de permanência e a taxa de engajamento. Esses elementos podem ser otimizados com palavras-chave, aumentando as chances de ranqueamento na página.
  • Usar vídeos e webinars: incluir vídeos e webinars ao vivo ou sob demanda em suas páginas de conteúdo, otimizando-os com descrições ricas em palavras-chave e transcrições.

4. SEO técnico e conteúdo evergreen

  • Otimização de performance: garantir que as páginas carreguem rapidamente, sejam otimizadas para dispositivos móveis e ofereçam uma boa experiência de navegação. Isso melhora a classificação no Google, já que a experiência do usuário (UX) é um fator de SEO.
  • Revisitar conteúdos antigos: atualizar e otimizar conteúdos evergreen (conteúdo que se mantém relevante com o tempo) para manter sua relevância e garantir que eles continuem ranqueando bem no Google.

5. SEO baseado em dados

  • Análise contínua: usar ferramentas de análise (Google Analytics, Search Console) para monitorar o desempenho do conteúdo. Observar métricas como tempo na página, taxa de rejeição e palavras-chave que trazem tráfego.
  • Teste A/B de conteúdo: experimentar diferentes títulos, formatos e CTAs (Call-to-Actions) para ver o que gera mais cliques e engajamento. Isso também pode ajudar a descobrir quais formatos funcionam melhor para SEO.

6. Aproveite IA e automação

  • Otimização de palavras-chave com IA: utilizar ferramentas baseadas em IA para sugerir palavras-chave e melhorar o SEO on-page. Entre elas, o SurferSEO ou MarketMuse, que ajudam a identificar gaps no conteúdo.
  • Automação para personalização: ferramentas de IA podem ajudar a personalizar os conteúdos de forma automatizada, segmentando diferentes grupos de usuários com base em dados comportamentais.

Extra: Exemplo de aplicação:

1. Identificação de palavras-chave

Imagine que você descubra que "guia de marketing de conteúdo para pequenas empresas" é uma palavra-chave relevante para seu público. Crie um post extenso e detalhado sobre o tema.

2. Diversificação do conteúdo

Depois de criar o guia, transforme-o em vários formatos para distribuir em diferentes canais (vídeo no YouTube, infográfico para Instagram, webinar ao vivo).

3. Análise e otimização contínua

Monitore o desempenho desse conteúdo com o Google Analytics e veja quais partes geram mais engajamento. Atualize o conteúdo periodicamente para mantê-lo relevante e melhorar seu ranqueamento.

Essas ações ajudam a maximizar tanto a visibilidade orgânica quanto o engajamento do público, alinhando as melhores práticas de marketing de conteúdo e SEO.

*Conteúdo gerado parcialmente pela IA


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